Samhain - Roda sul 30 de Abril / 1º de Maio - Roda Norte 31 de Outubro

domingo, 19 de junho de 2011

O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbaths dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos od Sabbaths fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.
Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)
Samhain é também o antigo Ano Novo celta/druída, o ínicio da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. É o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.
Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pqeunos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.
Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes. Diz-se que se acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixa-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.
As Artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mégica de Samhain, são tradições wicanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.
Os alimentos pagãos tradicionais do Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolo para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, cidra e chás de ervas.
Incensos: maçã, heliotrópico, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta e laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs, beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas de carvalho, abóboras, sálvia e palha.

0 comentários:

Postar um comentário